quinta-feira, 13 de maio de 2010

toda mafalda


Acabei de pegar um livro que eu amo,que eu adoro,eu declaro meu amor por toda mafalda e a sua turma. Vindo para casa com toda mafalda na mão,eu me lembro com nostalgia quando descobri toda mafalda.
Eu era um garoto de 11 anos,muito timido,e me achava estranho,bem diferente dos garotos da minha idade(até hoje me acho estranho),eu entrei na biblioteca em busca de segurança,paz e conforto,encontrei no livro uma proteção:a literatura pra mim,sempre foi como forma de escapismo,de escapar de uma realidade que particulamente eu não gostava. Aos 11 anos de idade,li a obra infantil completa de monteiro lobato,barão de muchausen,viagem ao centro da terra,volta ao mundo em oitenta dias,mas um certo dia vasculhando os livros da biblioteca da minha escola,vi um livro gigante de 420 páginas,li as primeiras tiras e fiquei seduzido pela mafalda,peguei o livro e levei pra casa.

Confesso que passava madrugada adentro lendo mafalda,e confesso que quando acabei de ler o livro,fiquei muito triste por terminar de ler,por que livros interesantes são muitos,livros que seduzem são poucos.
Vou explicar quem é mafalda e o seu universo,mafalda é um personagem dos anos 60,é argetina como o seu autor quino,mafalda não entende o que acotence no vietna,tem receio dos estados unidos,mas desconfia dos chineses,não entende por que existe pobres e ricos,e acha que o mundo está doente.
Mafalda é uma contestadora,uma heroína e que merece nosso respeito e carinho,como definiu umberto eco.
Mafalda não exclui os adultos,é uma garota de classe média que adora televisão,ama os beatles,e brinca com os amigos um mais diferente do que o outro.
Felipe é o garoto sonhador que vive no mundo da lua,odeia a escola,e é apaixonado por uma garota ruiva. Manolito é o garoto capitalista que só ver valor em dinheiro,e sonha em ter o maior supermecado do mundo.
Susanita é uma garota que sonha em ter filhos,ser dona de casa,ter um marido,repleto de sonhos burqueses. Miguelito é um garoto que adora brincar e é cheio de duvidas infantis. Guile,irmão da mafalda,ingenuo diante da vida.
E por último os país da mafalda que lida com as perguntas da mafalda,e resolve os problema sempre tomando um calmante.
Eu li e reli toda mafalda sete vezes,essa vez vai ser a oitava,raramente releio livros,os únicos livros que reli foi coraline,crônicas de narnia,a obra infantil de monteiro lobato. Quando eu estive com os meus quarenta anos,vou estar relendo ele pela vigessima vez ou mais. Estava em casa lendo mafalda,minha mãe olhou pra mim e disse-mafalda de novo. É minha paixão,fazer o quê,não consigo largar mais,depois que eu descobri toda mafalda,a turma da mônica que se dane.

site do autor;http://www.quino.com.ar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário