terça-feira, 11 de maio de 2010

profissão:palhaço



Hoje em dia conhecemos grupos de teatro,música,dança,que viaja o país de norte a sul,conhecendo pessoas de todo tipo,cores,creças,raças diferente.
Recetemente assisti um documetário que falava sobre a vida de três palhaços que voltam a viver no circo.
O garoto de 14 anos que sonha em trabalhar no circo,o anão que estar a sete anos fora do picadeiro,e o palhaço pimbolinho que estar a cinco anos fora do picadeiro.
O palhaço pimbolinho ficou cinco anos fora do picadeiro para estudar filosofia,ao chegar no circo,conta para os familiares a sua tristeza de estar fora do picadeiro.
O documetarista pergunta para o palhaço pimbolinho-se você não fosse palhaço o que você seria?se eu não fosse palhaço,eu não seria nada!pimbolinho comenta sua teoria sobre o publico-acredito que não há o melhor publico,o palhaço faz o seu publico,o palhaço tem a obrigação de fazer o seu melhor publico a cada espetaculo.
No documentario profissão:palhaço,fala sobre sonhos,medo,desejo de conhecer novas cidades,novas pessoas,ter novas experiências.
Eu sempre fui atraindo pela essa vida,de circo,de ator,de montar um espetáculo e se apresenta em sobral do parana,em pernabunco. Quando estudei sobre a comedia dell art,me apaixonei completamente,atores andavam em cidades,apresetando o seu espetaculo em praças para o povo e deixando na memória estórias que se estende até a nossa cultura regional do folclore brasileiro. Acredito que essa vida de nômade se estendeu até hoje,como músicos,grupos de teatro,dança,circo,etc.
Hoje no seculo 21,com tecnologia,shopping center,as pessoas estão distanciando do circo,os circos não são mais grandes novidades. Os circos estão decadente tendo que imigrar para cidades pequenas,povoados,lá estar o seu público preferido. É uma tristeza ter certeza de que a tradição do circo estar morrendo e que as pessoas não vão com as suas famílias se divertir.
Eu sou apaixonado pela figura do palhaço por trás da maquiagem,mas isso é outra história e fica para depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário